quinta-feira, 24 de junho de 2010

É hoje!!!!


O campus CCHE/CLCA da UENP (antiga FAFIJA), realizará hoje, às 19 horas, a sua tradicional Festa Junina.
Venha participar!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Curso Mosaíco


O campus Centro de Ciências Humanas e da Educação/ Centro de Letras Comunicação e Artes da UENP, dará início a mais uma atividade do Projeto Ações Locais. Será ministrado o curso de Mosaico, para os pais das crianças inseridas nas atividades.
As aulas serão ministradas pelo artista plástico Roney Erthal, ele que produziu e está restaurando o mural do campus, é um dos mais conceituados do país, com obras por várias cidades.
Serão ofertadas 25 vagas, as inscrições serão realizadas de 28 de junho a 02 de julho, no prédio do PDE (ao lado do campus). As aulas terão início no dia 06 de Julho, com duração de 30 dias, nas terças e quintas.
“Estávamos pesquisando atividades para desenvolver com os pais, e de repente com a restauração do muro surgiu à possibilidade da parceria com o Roney Erthal. E uma grande oportunidade iniciar com a possibilidade de trabalhar com esse grande artista”, declarou a diretora do campus Ilca Setti.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Projeto Ações Locais completa 3 meses


O Projeto Ações Locais desenvolvido pelo Campus Centro de Ciências Humanas e da Educação/Centro de Letras Comunicação e Artes da UENP completa nesta semana 3 meses. Foi idealizado pelo campus para atender a comunidade e aproximá-la da universidade.

Ele se divide em quatro micro-projetos, Projeto EIE, Projeto Quatro Bairros, Projeto Aprender é Coisa Séria e Projeto Saúde Solidária. Oferece atividades de inclusão digital, educação sanitária, esporte, reforço escolar, oficina de leitura e atendimento terapêutico e de reabilitação.

“Quando idealizamos o projeto não esperávamos que fosse tão grande a adesão da comunidade. Atendemos aproximadamente 200 crianças e suas famílias. Além das outras famílias que são apenas do Projeto Saúde Solidária”. Declarou Ilca Setti diretora do Campus CCHE/CLCA.

O projeto atende as comunidades dos bairros Jardim Panorama, Vila Rondon, Vila Jardim, Vila Delminda e Jardim Santa Rita e alunos da rede municipal de ensino que freqüentam as escolas Arlindo Bessa, Colégio Rui Barbosa e Complexo Educacional Gastão de Mesquita Filho. Todos os dias da semana alguma atividade está presente no cronograma.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O que é Jiu-Jitsu?

O jiu-jitsu é a arte marcial mais antiga, perfeita, completa e eficiente de Defesa Pessoal. Sua origem apesar de contraditória é atribuída a China depois Índia, Japão e Brasil, onde se desenvolveu, aprimorou e tornou-se o centro mundial desta preciosa arte.
O jiu-jitsu desportivo é a parte competitiva, onde os atletas exibirão suas habilidades técnicas, físicas e psicológicas com o objetivo de alcançar a vitória sobre seus adversários.
Os golpes válidos são aqueles que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer articulações, como também lançar seu adversário ao solo através de quedas enquanto os golpes não válidos, considerados desleais, como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais, torcer dedos ou qualquer outro processo tendente a traumatizar com o uso das mãos, cotovelos, cabeça, joelhos e pés.
As competições são o marco do esporte, é o momento mais importante para os atletas, técnicos-professores e para todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente, não cabendo pôr tanto, a vitória a qualquer custo, ao contrário o fair play deve ser o principal norteador. O comportamento ético é o que dará ao esporte credibilidade e segurança, fatores indispensáveis ao nosso esporte, pois, pôr isso só, já conquistamos o espaço na sociedade, em seus aspectos de eficiência e de eficácia, tornando-o o esporte espetáculo.
Assim sendo, para se almejar a participar do maior espetáculo do mundo, que é as Olimpíadas, devemos estar imbuídos deste objetivo, tornando o jiu-jitsu desportivo a nossa meta.
O regulamento é a carta magna do esporte, nesta consta os direitos e deveres, de todos aqueles envolvidos, como atletas, técnicos-professores, dirigentes, e até mesmo o público assistente. Pois teremos a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir este regulamento, pois, só assim, poderemos conquistar os nossos objetivos.